quarta-feira, 17 de março de 2010

Os Quatro Evangelistas‏

Evangelho é uma mensagem, geralmente de conteúdo religioso, ou o livro que contém tal mensagem.
A expressão surgiu com o cristianismo e significava boas novas, ou boas notícias, uma referência à mensagem cristã. Desde Justino no ano 150 começou a ser dado o nome de evangelhos aos livros que contivessem a mensagem do evangelho, ou mais genericamente, narrassem qualquer atitude de Jesus Cristo ou elencassem seus ensinamentos.

Os Evangelhos como um gênero literário
Os evangelhos são um gênero único na literatura universal. Não são meros relatos, mas também um convite à adesão ao cristianismo. A sua primeira intenção não é biográfica. Apresentam Cristo como Messias, Filho de Deus e Salvador da humanidade. Contém coleções de discursos, de parábolas e relatos, como o da Paixão de Cristo e sua Ressurreição.

Evangelhos canônicos
Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados evangelhos canônicos por serem os únicos que o Cristianismo primitivo admitiu como legítimos e hoje integram o Novo Testamento da Bíblia, sendo também os únicos aceitos pelos grupos que sucederam (como os evangélicos). As igrejas cristãs só aceitam estes quatro evangelhos como tendo sido inspirados e fazendo parte do Cânon. As igrejas protestantes tem na Bíblia Sagrada, incluindo os evangelhos, sua única regra de fé e de prática.

Etimologia
Literalmente, evangelho significa "boa mensagem", "boa notícia" ou "boas-novas", derivando da palavra grega ευαγγέλιον, euangelion (eu, bom, -angelion, mensagem).
A palavra grega "euangelion" deu também origem ao termo "evangelista" para a língua portuguesa.

São Mateus
Mateus conheceu Jesus bem de perto. Ele foi um dos Apóstolos. Antes, exercia a profissão de cobrador de impostos públicos. Chamava-se Levi. O nome de Mateus foi-lhe dado depois que Jesus o chamou para segui-lo. Em seus escritos, ele mesmo conta como Jesus o chamou (Veja Mt 9,9).
E quais são os fatos que Mateus narra no seu Evangelho? Encontramos nele muitos fatos e aspectos já apresentados por Marcos. Porém, Mateus os apresenta de outra forma. Ele fala sobre o nascimento de Jesus; depois, da sua Missão, Morte e Ressurreição.
Mateus preocupava-se em mostrar aos judeus, a comunidade para quem ele escreveu seu evangelho, que Jesus é o Salvador prometido. Ele prova que em sua pessoa e obra a promessa de Deus se realiza. Por isso, cita muitos textos bíblicos do Antigo Testamento que falam de Jesus como o Messias anunciados pelos profetas. Temos um exemplo disso na narrativa do nascimento de Jesus em Belém que está em Mt 2,6 e tem ligação com as palavras de Miquéias (Mq 5,1). Acompanhemos o que ele diz: "E tu, Belém, não és de modo algum a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um Chefe que será pastor de Israel, meu povo. Suas origens são de tempos antigos".
Mesmo assim, os judeus não acreditaram. E Mateus continuou insistindo em sua afirmação de que Jesus é verdadeiramente o Salvador prometido, o Filho de Deus.

São Marcos
Marcos, também chamado de João Marcos, escreveu seu Evangelho a partir das pregações de São Pedro.
A grande preocupação de São Marcos era mostrar aos novos cristãos (convertidos e batizados) que aquele Jesus que os homens não aceitaram, cruficicaram e mataram, era também o Filho de Deus glorioso que ressucitou na Páscoa.
Marcos percebeu ainda que o povo esperava que Jesus fosse um Deus guerreiro e vencedor pela espada; não um Deus tão parecido com as pessoas simples do povo. Isso os decepcionaram. Porém, o evangelista entendeu que era esse o segredo de Jesus: ele não apenas sofreu e morreu, mas também ressuscitou porque era o Filho de Deus.
Diante disso, Marcos não teve dúvidas. No seu Evangelho, ele comunicaria a bondade e a divindade de Jesus. Por isso, ele narrou muitos fatos imporantes de sua vida, destacando a pregação, as curas e os milages. Confira na sua bíblia quais são esses fatos e que milagres Jesus fez segundo o Evangelho de São Marcos.

São Lucas
Lucas, ao contrário de Mateus, não conheceu Jesus. Era pagão (não batizado). Vivia na cidade de Antioquia onde nasceu e trabalhava como médico. Como, então, ele pôde escrever seu Evangelho? Isso só aconteceu depois da sua convesão, ou seja, depois que ele conheceu Jesus através da pregação de São Paulo. A partir daí, Lucas acompanhou Paulo em quase todas as viagens missionárias. Esteve sempre ao seu lado mesmo nos momentos mais difíceis, como na prisão de Paulo em Roma.
No Evangelho de Lucas, encontramos fatos já narrados por Marcos e Mateus. Diferente, porém, é a linguagem que ele usa. Por exemplo, ao falar da infância de Jesus, só ele descreve detalhes de seu nascimento. Ele mostra não só como Jesus nasceu, mas indica também a sua origem e qual era a sua missão nesta Terra (Confira Lc 2, 1-8).
Lucas ainda insite na ternura de Jesus para com os humildes e pobres enquanto os orgulhosos são tratados duramente.
Além disso, ele mostra que Deus (o Pai de Jesus e nosso Pai) é um Deus de amor e bondade. Por isso, ele cura as doenças, perdoa e salva o pecador arrependido como o bom ladrão pregado na cruz ao lado de Jesus na cruz (Lc 23, 39-43).
Seu Evangelho tinha a finalidade de fortalecer a fé dos novos cristãos, de origem pagã, convertidos a Jesus, como ele.

São João
João era um pescador e irmão de Tiago que também foi um dos doze apóstolos (veja em Mt 10,1-4 os nomes dos outros apóstolos). E por que Jesus chamou estes doze homens? Chamou-os para que depois eles pregassem a mensagem de Deus a todos os povos. E como ele mesmo diz, João é "aquele que Jesus amava". Ele sempre foi amigo de Jesus, nunca o abandonou, nem mesmo na hora da cruz e foi lá que Jesus pediu a João que cuidasse de Nossa Senhora depois que ele morresse.
A preocupação de João, ao escrever seu Evangelho, foi mostrar aos cristãos a origem divina de Jesus. Por este motivo, lembra, já no início do livro, que desde a criação do mundo, Jesus não só estava junto de Deus, mas ele era também Deus (Jo 1,1).
E João continua afirmando que foi por amor que Jesus se tornou homem e veio para salvar e dar vida a todos os humanos. Jesus demostrou isso através da sua vida e dos milagres que fez, milagres que revelam o poder de Jesus e simbolizam os dons que ele traz a todos: a vida, o pão vivo, a luz etc. Através desses dons, Jesus nos faz fortes para amar e ajudar as outros pessoas. Este é o mandamento que ele nos deixou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 13,12).

O texto dos quatro evangelistas foi tirado de uma revista Família Cristã cuja numeração e data não nos foi possível confirmar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário